Sobre estar Presidente da 44ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – São Vicente, é uma responsabilidade imensa: assumir a função anteriormente ocupada por nosso amado e querido Eduardo Kliman não é tarefa nada fácil.
Ele, com seu carinho, carisma, força e garra com que conduzia os trabalhos em prol da advocacia vicentina e à Subseção nos deixam um vazio inenarrável, que certamente ninguém – tampouco eu – estarei à altura de preencher, mas certamente farei o meu melhor para o orgulhar de ter me escolhido como sua vice.
“Ninguém é insubstituível” diz o adágio popular. E, o adágio popular, com toda a certeza está errado!
A súbita despedida e o enorme vazio nos deixa à frente de grandes desafios – desafios que serão desbravados com a mesma garra e força da nossa diretoria.
Era seu sonho fazer uma advocacia vicentina forte, unida e grande, na medida em que se fortalecia a sua base, tendo advogados verdadeiramente representados.
Dar voz, por mais plúrima que fosse a todos os advogados, de forma igualitária, sem qualquer segregação.
E tê-los preparados, capacitados e prontos para os grandes desafios que no dia a dia do exercício da advocacia recaem sobre aqueles que operam o Direito.
Dar continuidade ao seu legado, aos seus anseios e aos seus sonhos é uma doce e valorosa obrigação que assumo, ao tomar posse como Presidente da OAB São Vicente, pois seus sonhos eram justos, corretos e fiéis ao que a advocacia vicentina merece.
Querido amigo e Presidente Eduardo, do alto, onde está agora, tenha a certeza de que seus ideais e seus sonhos não serão, jamais, esquecidos e abandonados.
Gibran Khalil Gibran dizia que “a lembrança é uma forma de encontro”. Por isso, que todos os dias, nos reencontramos!
…
Além disso seguir com seu legado, nos leva a outro desafio – ser a primeira Presidente, mulher, da Subseção ao longo de seus 50 anos de existência.
Novos tempos, em que as mulheres tomam assento, em pé de igualdade de gênero. Somos guerreiras, somos profissionais, somos mães, somos gestoras de um lar.
E somos sobreviventes. Sim, num mês em que várias notícias nos causam asco e repugnância, nos fazendo lembrar que ainda há muito a ser feito e conquistado.
E o conquistaremos.
Através do diálogo. Através de uma OAB plúrima e diversa.
E seremos cada vez mais, uma OAB São Vicente forte e fortalecida.
Uma OAB SV de todas as cores.
Uma OAB SV de todos os cantos.
Uma OAB SV de todas as vozes: a minha voz. A sua voz. A nossa voz.
Pois, como ele sempre se orgulhava de dizer: #aqui vctemvoz! E apesar de ser santista de coração, apenas em sua homenagem deixarei registrado a frase que ecoa os corredores da Subseção:
– “Vai Corinthians!!!”