Nota de Repúdio
A ORDEM DOS ADVOGADOS SUBSEÇÃO DE SÃO VICENTE por sua Comissão da Mulher Advogada e Comissão de Combate à Violência de Gênero, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao vídeo sexista que tem circulado nas redes sociais onde se afirma a diminuição da importância do trabalho feminino ao sugerir que foi em razão da participação de mulheres engenheiras o motivo do acidente ocorrido na linha 6 do Metrô de São Paulo.
Afirmamos que não existe qualquer diferença entre o trabalho realizado por homens ou por mulheres e que todo e qualquer ofício está sujeito a ocorrência de equívocos adstritos exclusivamente a própria natureza humana.
Ao longo da história humana a mulher foi cotidianamente subjugada pela força; controlada à ferro por sociedades patriarcais indignas de reconhecer, na vastidão da alma feminina, o verdadeiro valor do trabalho, da família e das relações sociais.
Insinuação como esta, de cunho evidentemente machista, desrespeita toda a história de luta feminina, agride a classe trabalhadora das mulheres que tanto contribui para a evolução mundial e contraria a igualdade eleita por nossa Constituição como premissa de uma sociedade livre, justa e fraterna.
Comentários e insinuações com esse cunho não passam de afirmações frágeis de pessoas que valorizam seu sexo masculino em evidente temor a qualidade e dedicação ensinada pelo trabalho da mulher. Homens frágeis sentem-se ofendidos com a grandeza alheia; se outro homem lhe é “superior” atacam sua sexualidade, sua capacidade, religião, origem ou cor; se a “ofensa” advém do outro sexo, compactuam-se em pensamentos machistas vazios e usam essas ideias para propagação do ódio.
Para estas pessoas frágeis que precisam de afirmações e auto afirmações constantes, nosso repúdio e nossa indignação.
A era da desigualdade terminou. É chegada a alvorada de um novo tempo, uma era de respeito e igualdade, reconhecimento e empatia. A Ordem dos Advogados do Brasil estará sempre à frente na luta pela consolidação destes dias.
Nosso apoio a todas as mulheres e acima de tudo para todas as mulheres que trabalham incessantemente pelo crescimento da sociedade brasileira.
São Vicente, 07 de fevereiro de 2022
44ª Subseção da OAB/SP – São Vicente