50 anos de história e luta pela advocacia vicentina!
A OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, em toda a sua história, sempre mostrou-se como instituição fundamental e essencial à manutenção e garantia dos mais sublimes valores republicanos e democráticos da sociedade brasileira.
E com a OAB Subseção São Vicente não seria diferente: nos seus mais de 50 anos de existência, ela sempre esteve à frente na luta e defesa dos interesses republicanos e democráticos da sociedade municipal, fazendo com que a Casa do Advogado fosse não apenas da classe advocatícia, mas sim a casa da cidadania vicentina!s
1971 - O ínicio
Em 1971, um grupo de advogados – pioneiros e abnegados – fizeram descortinar uma história de luta e do amor aos valores mais sublimes da sociedade brasileira.
E assim, liderados pelo Doutor Manoel Blaz Rodrigues, no dia 23 de setembro, instalou-se a 44ª Subseção da OAB em São Vicente, escrevendo o primeiro capítulo da sua gloriosa trajetória nas refregas em prol da cidadania e da distribuição equânime da justiça em nossa cidade.
A cerimônia de instalação foi realizada no Salão Nobre do Fórum da Comarca de São Vicente, contando com a presença do Desembargador Dimas Rodrigues de Almeida; o Desembargador José Manuel Arruda; Juiz de Direito Luiz Eduardo Corrêa Dias (Diretor do Fórum de São Vicente); o Promotor Público da 3ª Vara de São Vicente, José Salomão Ankar; o Juiz de Direito Diretor do Fórum de Santos, Marcus Vinicius dos Santos; o Prefeito Municipal Jonas Rodrigues; o Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Sebastião Ribeiro da Silva; o Comandante da Fortaleza da Itaipu, Coronel Muniz Oliva; o Conselheiro da OAB, representando o Presidente da Secional OAB/São Paulo, o advogado Aluysio Alvares Cruz; o Presidente da Subseção da OAB de Santos, José Gomes da Silva; o Monsenhor Geraldo Borowski; o Prefeito Municipal de Praia Grande, Dorivaldo Loria Junior; o Presidente da Câmara Municipal de Praia Grande, Pablo Trevisan Perutich; além dos Juízes de Direito Luiz de Macedo e Antonio Carlos de Almeida Ribeiro.
A primeira Diretoria
Instalada a 44ª Subseção, tomaram posse como Diretores os advogados
- Manoel Blaz Rodrigues,
- Alberto Lopes dos Santos,
- Luiz Carlos de Souza e
- Rivadavia da Silva Oliveira.
Sem estrutura física, os atendimentos eram feitos no Salão Nobre do próprio Fórum, que à época localizava-se na Rua 15 de novembro, 171, no centro de São Vicente.
Crescimento, sede e estrutura de apoios
Por dezenove anos, a Subseção funcionou nas dependências do Forum.
Já contava com algum suporte aos advogados – já dispunham de uma sala e algum mobiliário, porém a advocacia vicentina e seus usuários precisavam de muito mais. Para atender às demandas de um quadro de inscritos que só crescia, tornou-se imperioso ter-se um local adequado ao tamanho da Subseção.
Assim, sobs a presidência do Dr. Carlos Roberto Gigliotti, a sede da subseção foi estabelecida à Rua Jacob Emmerich, 1470, inaugurando-se a Casa de Advocacia em 29 de novembro de 1991.
Além da sede administrativa, toda a rede de suporte e apoio ao advogado vicentino cresceu e expandiu-se, ofertando serviços e salas de apoios nos Fórum Cível, Criminal, Trabalhista, Juizado Especial Federal e Centro de Detenção Provisória e Casa da Família.
Atualmente, a subseção está sediada na Rua Professor Jose Goncalves Paim, 145 – em frente ao Fórum Cível e ao prédio que ocupara anteriormente.
O local oferece toda a comodidade e conforto para os seus usuários, além de coportar um espaço da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), prestando serviços de odontologia e guias médicas.
No local há amplo e confortável plenário com acomodação para 140 pessoas, além de oferecer Central Facilitadora de Peticionamento; Agente para emissão de certificado digital; escritório compartilhado; estacionamento e serviços de cópias/impressões.
O hoje - e os desafios do futuro
Com mais de 1.400 inscritos e vivendo novos – e ainda desconhecidos tempos – provocados pela pandemina do Coronavirus, a gestão anterior do presidente Dr. Eduardo Kliman, viu an necessidade de adequações e adaptações, criando novos protocolos de atendimento, ampliando o escritório compartilhado – e implantando salas de audiência virtuais com toda a estrutra para atender o novo cenário que se pôs à frente da Advocacia.
E assim, chegando aos seus 51 anos de existência, novos desafios são postos à frente da Subseção São Vicente – e, toda a Diretoria, seus funcionários, seus colaboradores e seus inscritos, mantém vivos o mesmo fogo, a mesma paixão, o mesmo amor e o mesmo empenho com que os pioneiros que estiveram à primeira reunião, lá, nos idos de 1971.
E sempre mantendo viva a memória – e a gratidão – a cada um dos que escreveram a gloriosa história desta subseção – seja na ‘discreto’ integrar a Subseção, seja no estar à frente da Presidência – citando os doutores Manoel Blaz Rodrigues, Arsênio de Gouveia, Mário Pires Junior, Santelmo Couto Magalhães Rodrigues Filho, Carlos Roberto Gigliotti, Allan Oswaldo Oliveira, Daniel da Silva Oliveira, Alexandre de Araujo e Eduardo Kliman.