T
ansformar São Vicente num núcleo da ESA é sonho antigo e necessário.
Até então, apenas Santos e Guarujá estavam na condição de Núcleos da ESA.
A ESA – Escola Superior da Advocacia – da OAB-SP. dirigida atualmente pelo renomado jurista Dr. Flávio Murilo Tartuce Silva foi criada na década de noventa com a nobre missão de contribuir com o ensino da advocacia, fornecendo capacitação e aprimoramento justamente onde as advogadas e advogados são mais exigidos, em seu conhecimento, e se destaca como um centro de excelência na capacitação da advocacia nacional.
O presidente da Subseção, Doutor Eduardo Kliman, é enfático ao frisar a imperiosa necessidade de contínua capacitação dos profissionais do direito, muito além dos cinco anos de faculdade: “o desenvolvimento do conhecimento jurídico não acaba nunca; se renova dia a dia com novos conceitos, novas leis, novas teses, novos posicionamentos que nos levam a um caminho sem volta de evolução como sociedade. Dentro dessa concepção de importância e reconhecimento à educação, o dia de hoje é de festa para a advocacia vicentina”.
O exercício do Direito tem sido cada vez mais marcado por mudanças, inovações – tecnológicas e na forma de pensar e operacionalizar o direito – exigindo aprimoramento técnico cada vez maior – e rápido.
“Todo o esforço de tantos profissionais do Direito tem o mesmo ponto em comum, a dedicação ao estudo e ao aperfeiçoamento, pois sem ele, sem argumento técnico-jurídico, as palavras se esvaziam e as vozes se calam” falou Eduardo Kliman, destacando os esforços envidados para que se tornasse possível a implantação do Núcleo em São Vicente.
E essa conquista é fruto do incessante trabalho do Presidente da Subseção de São Vicente, Dr. Eduardo Kliman e da atual Diretoria, Dra. Josiane Cristina Silva (Vice-Presidente), Dra. Marystella Carvalho Ferreira (Secretária Geral), Dr. Adriano Neves Lopes (Secretário Geral Adjunto) e Dr. Rafael Simões Filho (Tesoureiro) – e destacando a importante, atuante e decisiva colaboração da Conselheira Seccional, Dra. Nathália Carmo Silva Santos, que foram os responsáveis por este grande e inédito feito: a autorização para funcionamento de uma ESA em São Vicente.
Portaria de Criação – Ao chegar em São Paulo, o pedido foi submetido a ESA e à Diretoria Seccional onde obteve parecer favorável, sendo São Vicente comunicada de sua criação no dia 05 de abril de 2022, com a Portaria 1212, que criou o núcleo.
Agora, todos os cursos ofertados pela ESA poderão serem ministrados no Núcleo São Vicente.
A luta pela constante melhoria da advocacia e o aprimoramento de cada profissional é preocupação cotidiana dos dirigentes da Ordem dos Advogados do Brasil, principalmente na Subseção São Vicente, que, nos poucos meses da atual gestão, tem investido em projetos voltados ao tema.
“Sem dúvida alguma, estruturar o conhecimento técnico e científico valoriza a profissão e quem ganha é a cidade, a região e o país, com mais e mais pessoas preparadas para defesa dos direitos dos cidadãos, para que nunca mais, em nenhum momento histórico, vozes se calem e esperanças sejam sepultadas”, finalizada o presidente Kliman, destacando não apenas o papel do advogado vicentino, mas também – e principalmente – o papel da Subseção no seu papel de valorizar e capacitar cada vez mais a advocacia vicentina.