“O advogado só é advogado quando tem coragem de se opor aos poderosos de todo gênero que se dedicam à opressão pelo poder. É dever do advogado defender o oprimido. Se não o faz, está apenas se dedicando a uma profissão que lhe dá o sustento e à sua família. Não é advogado”
Sobral Pinto
Heráclito Fontoura Sobral Pinto, um dos mais respeitados juristas do país, eternizou essa máxima, ao enfatizar o papel do advogado na defesa de todo e qualquer Direito.
Há também um outro adágio, este popular, que diz “O silêncio deve ser usado com sabedoria para não virar covardia”.
Neste fevereiro quase findo, vimos acontecer determinados fatos, que temos até mesmo dificuldade em crer que eles se deram em pleno 2022!
Podemos citar o vídeo sexista, minorando o trabalho da mulher, apontado a qualidade ‘inferior’ do trabalho da mulher como ‘culpada’ no caso da linha 6 do Metrô.
Tivemos o tão repercutido ‘caso Monark’, em que Bruno Aiub – responsável por um dos mais famosos podcasts nacionais – defendeu a criação de um partido nazista no Brasil.
Não poderia deixar de ser citado o absurdo assassinato do congolês Moïse Kabagambe.
E não poderia deixar de integrar essa lista, o caso da família italiana, que dificultou a cirurgia do filho, por recusar doadores vacinados e exigir sangue ‘puro’.
A advocacia não é profissão de covardes.
E o órgão que a representa jamais deve postar-se como tal.
Por isso, a OAB e a Subseção de São Vicente, jamais o será, e jamais irá quedar-se silente quando qualquer Direito – seja ele qual for – estiver sendo afrontado, subtraído ou tolhido.
Temos muitas armas à disposição – e usaremos todas.
Emitimos nota de repúdio – a era da desigualdade entre homens e mulheres terminou. É chegada a alvorada de um novo tempo, uma era de respeito e igualdade, reconhecimento e empatia. A liberdade de expressão não se confunde com apologia ao crime, por isso, trazemos um artigo nessa edição do Jornal.
Mobilizamos as Comissões temáticas para iniciarmos projetos contra violência de gênero, além de estamos trabalhando com as comissões de igualdade racial para implantarmos ações ligadas ao tema em várias frentes, aqui em São Vicente. E com relação à vacina, ciência e saúde, já deixamos claro nossa posição, em artigo na edição anterior.
Nada de covardia. Nada de silêncio – a OAB São Vicente sempre tomará posição. E sempre defenderá e lutará pala garantia do Direito.
Essa é a nossa função institucional – e a cumpriremos com louvor! Por fim, finalizamos com um outra frase do Mestre Sobral Pinto.
Boa leitura!