No dia 31 de maio, a OAB Subseção São Vicente, repentinamente, de maneira comovida, compadecida, condoída e consternada, despediu-se do seu Presidente, Doutor Eduardo Kliman.
Kliman – como era chamado pela maioria – deixou muito mais que esposa e dois filhos.
Deixou amigos, colegas e companheiros de trabalho ou de luta, que aprenderam a admirá-lo pela forma com que ele calorosamente se entregava a uma de suas maiores paixões: o exercício da Advocacia.
Foi esta paixão que levou-o às disputas pela Diretoria da Subseção, vindo a eleger-se para o seu primeiro mandato em 2019.
O primeiro mandato, em plena pandemia do Covid-19, ajudou a forjar a imagem de um gestor que buscou na inovação, superar os vários e muitos obstáculos que o “novo normal” se punha à frente.
As inovadoras “lives” e “streaming”, aliadas a uma gestão marcada pela efetiva participação de Comissões atuantes, deram à Subseção, prestígio regional e estadual, sendo o modelo, até então inovador, copiado por várias outras subseções.
Além de bom gestor, Kliman era um líder nato. Sua paixão e seus ideais sempre focados na luta pela valorização e fortalecimento de uma advocacia vicentina forte, respeitada e preparada, unia e motivava, como poucas vezes se viu, toda a classe.
Era respeitado não apenas no meio da Advocacia. Sua atuação sempre conciliatória, dava-lhe acesso a lideranças de direita, esquerda e centro – com ele, além das ideologias, havia sempre uma pessoa, que devia ser respeitada por suas posições e pensamentos.
Kliman era emoção. Ele era todo coração.
Seu olhar – claro e sempre transparente, não apenas com relação à cor – muitas vezes falavam mais que suas palavras. Palavras estas, não raro, serem cortadas ou embargadas pela emoção, sincera, do momento. Era aí que seus olhos muito diziam, inda que pouca ou nenhuma palavra de seus lábios saísse.
Disse Richard Bach:
“Existe um jeito simples de saber se está cumprida a missão de alguém. Se está vivo não está.”
Olhando assim, fica difícil aceitar que a missão de Eduardo Kliman está cumprida.
Ele deixou muito coisa à OAB São Vicente: deu-lhe visibilidade; implantou uma série de coisas na área administrativa; criou uma equipe atuante de Comissões temáticas; implantou um Jornal impresso; trouxe o núcleo ESA para São Vicente.
Mas ele ainda tinha sonhos.
Desejos.
Anseios.
E muitos! Talvez sua missão tenha sido plantar o desejo de uma advocacia vicentina convencida de que pode mais. Que pode voar – sempre – mais e mais e mais alto!
Se foi esta a sua missão, Presidente, podemos dizer que a cumpriste com louvor.
O seu legado não será esquecido. E tampouco deixado de lado. Ele será continuado. Todos os dias. Até termos uma OAB unida, forte e valorizada!
Por fim, Presidente Kliman, aí de cima, de onde nos vê, saiba que a sua lição, o seu legado e o seu amor pela Subseção jamais será esquecido.
Se pudéssemos dizer-te algo, faria nossa as palavras de São Paulo:
“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”
Presidente Eduardo Kliman – gratidão por todo o seu trabalho.
Namastê!