Viste o Brasil nascer, crescer gigante,
Acalentado em teu amor profundo,
E transformar-se belo, radiante
Iluminado ao sol do Novo Mundo!Trecho do Hino Oficial da Cidade de São Vicente
São Vicente ostenta a divisa “Cellula matter” em seu brasão de armas, numa demonstração que representa o pioneirismo e a importância do que foi – a primeira cidade do Brasil.
Sua história remonta a 1501, quando o navegador Américo Vespúcio, a mando do rei de Portugal, chefiou uma expedição exploradora às terras brasileiras e chegou à ilha. Como era o dia de São Vicente, foi esse o nome que escolheu para ela.
Em 1532, surgia a primeira vila da América Portuguesa, fundada por Martim Afonso de Sousa conforme ordens do rei de Portugal, dom João III.
Aos 22 de agosto do mesmo ano, ocorre a primeira eleição da América, em que foram escolhidos os primeiros oficiais da Câmara, algo equivalente ao cargo de vereador atual.
São Vicente chega aos seus 490 com a experiência de ser a primeira cidade do Brasil – e ter vivido momentos que são a História viva do surgimento da nação brasileira: por seu povo batalhador e aguerrido, ergueu-se de maremoto, ataques de índios, invasões piratas e até mesmo quase totalmente destruída na ‘Guerra de Iguape’, pelos franceses.
Mas ergueu-se.
E ainda ergue-se hoje.
E hás de erguer-se, sempre!
Parabéns São Vicente.
A mão de Deus, brindou-te com uma natureza única, linda e sem igual. E ainda fez com que, em teu seio fosse plantado o marco forte de uma raça!