Quando o Presidente Eduardo Kliman, em dezembro do ano passado, idealizou o projeto deste jornal impresso, em nossas primeiras reuniões para definirmos sua pauta e, em meio a planos, ideias, metas, projetos, o Presidente falou dos desafios, da abrangência de alguns projetos, da grandeza de outros.
E citou, que por vezes sentia até mesmo certo receio e medo de não conseguir levar a advocacia ao local que ela sempre mereceu estar.
Recordo-me que passei-lhe um texto, de Osho, que aqui reproduzo:
“Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo.
Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas,
o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar.
Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente.
O rio precisa se arriscar e entrar no oceano.
E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece.
Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano.
Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento.Assim somos nós. Só podemos ir em frente e arriscar. Coragem! Avance firme e torne-se Oceano!”
…
Nesta edição do Jornal da Advocacia, há uma carga emotiva muito grande. Há uma profusão de sentimentos – a dor da perda do presidente, que para a maioria, era além de tudo, um amigo – em contraste com os votos, desejos e anseios de sucesso e uma excelente gestão à nova presidente – a primeira presidente mulher da Subseção São Vicente.
Ao Presidente Kliman, fica nosso agradecimento, pela força, pelo espírito de união, pela liderança, pelo sorriso, pela alegria com que conduzia cada trabalho, cada ação, cada projeto.
E em seus olhos claros, cada um sentia-se motivado a realizar as ações, dando o seu melhor. Essa era talvez, a sua maior marca – a de tocar e motivar quem estivesse ao seu redor.
E o seu legado, ficará para sempre escrito junto à advocacia vicentina.
À nova presidente, Doutora Josiane, ficam nossos mais sinceros votos de sucesso. E um lembrete:
Não tenha medo de ser mar.
Não tenha medo de deixar de ser rio – o rio não desaparece no oceano, ele simplesmente, se torna o oceano!
Hamilton Bueno Junior – editor