No dia 18 de março comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Em 2000, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na data da morte de Araceli.
Para lembrar a data, várias ações foram feitas pela Subseção, numa ação conjunta das Comissões dos Direitos da Criança e do Adolescente, Comissão de Cultura e da Coordenação de Comunicação.
A primeira ação foi a divulgação e a publicação, nas mídias sociais da subseção, do vídeo “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, onde são passadas várias orientações para auxiliar em como acolher as vítimas de abuso sexual infantil.
Também foi realizada a palestra “Ponderações afetivas, desenvolvimento, ansiedade e o 18 maio: Dia da luta antimanicomial e contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” com a Psicóloga Thelma Carlsen Fontefria.
No evento, foi lançada a versão digital do “Guia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” – um pequeno guia para ajudar na identificação de sinais de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e seu enfrentamento.
O guia pode ser acessado e baixado através das redes sociais ou no site da OAB SV (oabsv.org.br)